segunda-feira, 5 de março de 2007

Síntese

Universidade Estadual de Goiás.
Professor: Renato
Acadêmicas: Andréa Marques
Rafaella Ribeiro

Educação Escolar: políticas, estrutura e organização/ José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – São Paulo: Cortez, 2003.

Entende-se que as mudanças ocorrentes em uma sociedade, tanto positivas quanto negativas, nos seus âmbitos econômico, social, político, cultural e educacional, são oriundas das transformações técnico-científicas.
O desemprego seria um dos reflexos negativos do avanço técnico-científico, que estaria assumindo o papel de força produtiva em lugar dos trabalhadores.
Consideramos o sistema capitalista o agente de maior influência sobre os avanços técnico-científicos, uma vez que estes obedecem a interesses econômicos que se manifestam no Estado e no mercado.
Muitos de nós temos consciência das transformações técnico-científicas, mas não sabemos como de fato ocorrem e como surgem. Tal revolução está assentada em uma tríade revolucionária: a microeletrônica, a microbiologia e a energia termonuclear, responsável pelos avanços da conquista espacial.
A revolução da microbiologia, assim como as outras apresenta seus benefícios (o conhecimento genético dos seres vivos, o desenvolvimento de meios contraceptivos no auxílio do planejamento familiar e a luta pela eliminação de doenças congênitas) e malefícios (produção artificial de seres humanos, a clonagem, bem como a criação de vírus artificiais e a possibilidade de guerras bacteriológicas).
Em meio às revoluções técnico-científicas, a revolução da microeletrônica é a mais facilmente percebida, uma vez que estamos durante todo o tempo em contato com objetos eletrônicos essenciais para nossa permanência em sociedades capitalistas.
Uma outra revolução que é destaque entre as revoluções técnico-científicas é a informacional, que veio para encurtar distâncias através do avanço dos meios de comunicação que tornou o mundo pequeno e interligado, sendo a Internet uma das principais “armas”dessa revolução.
Surge então uma nova ordem econômica mundial, a globalização, que estabelece um processo de aceleração, integração e reestruturação capitalista. A globalização ou mundialização pode ser entendida como uma estratégia de enfrentamento da crise do capitalismo.
O capitalismo/liberalismo são duas macrotendências que vêm orientando historicamente os projetos de sociedade capitalista liberal, de educação e de seleção dos indivíduos. A primeira delas a concorrencial, tem como preocupação central a liberdade econômica, eficiência e qualidade. A segunda tendência, a estatizante, tem como preocupação central um conteúdo igualitarista-social.
No período entre as guerras mundiais, em que surge a expressão neoliberalismo, duas tendências liberais estavam presentes: uma que aparece como reações afirmadoras do liberalismo conservador, que defendia o neoliberalismo de mercado e a outra aparece como reações contrárias ao liberalismo conservador, que defendia o novo liberalismo/social-liberalismo.

Um comentário:

Politicas educacionais disse...

Muito bem!
Para refletir:
Cuidado para não determinar somente a tecnologia como sendo a única responsável pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais da atualidade, não podemos esquecer que essas transformações é fruto da ação do homem, esse homem está inserido num a sociedade capitalista.

Muito bem!
Bem vindas ao mundo virtual.

Atividades:
Elaborar duas paráfrases (Desenvolvimento de um texto sem alteração das idéias originais)sobre o que vocês acabaram de escrever (dois parágrafos.
oK!